sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Como superar

Hoje resolvi dar a dica mais preciosa de todas. Como eu aprendi a superar.

Todos já perdemos entes queridos, namorados, maridos, empregos e já tivemos doenças que nos assustaram.Hoje passo por mais uma fase na minha vida em que tenho que superar.

É muito raro acontecer o câncer de mama em mulheres com menos de 35 anos... bem descobri a duras penas que não é impossível.

Eu, Kátia Gama do Nascimento, 30 anos, tenho câncer de mama e fiz uma mastectomia parcial. Por que estou me abrindo assim?

Porque depois de muito pesquisar na internet não encontrei ninguém para me explicar ou dar dicas de como superar essa doença.

Temos apenas informações médicas e didáticas sobre o assunto, o que é também muito importante. Mas hoje o que eu preciso é saber como outras mulheres da minha idade superaram isso. Sei que vou ter contato com outras pacientes assim que começar a radio e quimioterapia, mas até lá seria interessante ver a posição de alguém.
Pois bem...se não encontro vou eu mesma escrever sobre o assunto. E para não mudar o blog vou colocar aqui como EU tenho superado.

1) Assuma: Por mais doloroso que seja o impacto da notícia, assuma para você mesma que isso aconteceu. Ter raiva, ficar triste e desanimada no começo é natural. Mas tenha a consciência que agora tudo depende de você para seguir vencer essa doença.

2) Se organize: Isso me ajudou bastante. Procure o máximo de informações possíveis e coloque literalmente a casa em ordem. Pague contas adiantadas, converse com seu chefe e sua equipe, procure os melhores médicos, se informe sobre os tratamentos disponíveis, explique para sua família como serão os próximos meses, faça uma lista de tudo que você vai precisar durante a internação e durante sua recuperação.

3) Paciência: Depois de tudo organizado, se alguma coisa não deu certo, paciência. Se você não conseguiu levantar da cama no primeiro dia, paciência. Se os familiares não param de falar, paciência. Se seu saldo bancário não está lá essas coisas, paciência. Se alguns amigos sumiram, paciência. Se você não tem ajuda para limpar um curativo, paciência. Sei que parece pedir demais. Mas agora vai ser a hora em que você mais tem que se controlar e perceber que nem tudo é como queremos.

4) Mantenha o bom humor: Parece até piada eu falar isso. Mas de verdade isso ajuda bastante. Tenho dito para todos que vou enfrentar essa doença literalmente de "peito aberto". Sei que é horrível uma piadinha dessas, mas EU posso fazer. Temos que rir de nós mesmos porque em uma situação como essas ficar cabisbaixo ou irritado não vai ajudar em nada.

5) Mantenha a cabeça ocupada: O velho ditado é certeiro "Cabeça vazia é a oficina do Diabo". Ficar ruminando o que aconteceu só vai te deixar mais deprimida. Estou aproveitando para ver todos os filmes que posso, ler várias biografias, revistas... e ver muito programa de mulherzinha na tv. Não tem coisa melhor para te fazer esquecer do mundo do que aqueles programas de culinária que vendem de um tudo!

6) Tenha fé: Independente da religião que você tenha. Tenha fé que você vai conseguir passar por isso. Olha vou falar bem a verdade, os hospitais são péssimos no quesito animação de pacientes viu. Durante a minha ultima internação colocaram no meu quarto uma mulher que teve câncer na mama que não sei como passou para as pernas e que já está na cama por mais de 5 anos. De verdade... o que pensar em uma hora dessas? Temos que pensar que cada pessoa é diferente da outra. Não é porque aquele mulher estava assim que eu vou ficar também.
Acredito muito que tudo aconteça por uma razão. Acredito no destino, que já está traçado que vamos passar por tudo que passamos na vida. E acredito que eu vou melhorar!

7) Se precisar de ajuda peça: A humildade é muito importante em nossa vida, mas durante um momento como esse a humildade é essencial. Se você precisar de ajuda, peça! Não adianta em nada sofrer sozinho. Hoje peço até para colocarem o óculos em mim se for necessário. Peça companhia para os amigos, peça ajuda para a família, peça paciência para o seu trabalho... Não é vergonha nenhuma falar aos outros que hoje você precisa deles e lembre-se de amanhã ajudar a todos que te estenderam a mão.

8) Não se acomode: Sei que dá moleza, tristeza... bem... um desanimo danado. Que a única vontade é ficar na cama. Ok deixo você ficar assim durante uns 2 - 3 após a cirurgia. Depois disso bola pra frente. Sei que a dor é imensa, para as que precisarem ficar com o dreno, já adianto que é um saco! Mas ficar parada não adianta. Tem que movimentar o braço, aos poucos, não tô falando pra sair levantando peso. Mas dá pra ir para a sala e ficar sentada para ver tv. Levantar e baixar o braço... eu não consigo ficar parada e nem podia. No dia seguinte da cirurgia eu já estava trocando meus curativos e tomando banho sozinha. Ou seja, se eu posso você pode pelo menos tentar!

9) Fale: Toda vez que sentir vontade de falar sobre o assunto, fale! Pode ser com a sua família, com um terapeuta, amigos... em um blog (rsrsrsr), pelo twitter, facebook... da forma que você achar melhor. E não fique nessas de ..."ai o que os outros vão pensar"... "vão ficar com pena de mim".... "tenho vergonha de falar que estou com câncer"...
Olha, nada disso importa hoje. O que importa é o seu bem estar! Nada do que os outros forem pensar agora vai mudar a sua situação. Não se esconda, você está doente e mais nada! Isso vai passar e amanhã você vai ser ainda mais forte. Não importa se você está sem o seio ou apenas com parte de dele. Você está VIVA! E isso é o mais importante. E nunca se esqueça disso.

10) Tenha ao seu lado pessoas que se importam com você: Mantenha ao seu lado todos que se importam. Não tenha medo de parecer chata de ficar mandando e-mails ou ligando para os amigos. Aqueles que querem te ajudar você vai perceber na hora! Seja forte por sua família e fale para eles toda a hora como são importantes. A partir de hoje a frase que você mais vai usar é MUITO OBRIGADO!

Bem, acho que é isso... vamos deixar bonitinho com 10 dicas. Mas é claro que existe muito mais a se falar sobre o assunto.
Hoje o texto foi muito de desabafo... me desculpem os que não gostarem... sei que meus textos normalmente são mais divertidos.
Mas eu precisava fazer isso.

A todos que estão me ajudando a superar o meu MUITO OBRIGADA!
A todas que estão passando pela mesma situação, lembrem-se superar é possível!

25 comentários:

  1. Uau, louvável você vir aqui falar desse assunto, e mais louvável ainda o jeito que você está lidando com isso. =) Parabéns Katia, e toda a força do mundo pra vc, minha cara!

    ResponderExcluir
  2. Conseguiu através das palavras falar tudo e mais um pouco Ka. Muita força querida que eu sei que você já está tendo. To com saudade, bjos.

    ResponderExcluir
  3. Você é linda demaaaaissss!!!
    E sua luz ilumina a todos ao redor!!!
    MUITO obrigada por ser assim tão única, tão querida e tão verdadeira!!!!

    ResponderExcluir
  4. Já disse mais de uma vez que você é guerreira. E, agora, com sabre de luz e sabedoria de Yoda! Parabéns pela coragem, pela força e pela positividade. Good vibes, always!

    ResponderExcluir
  5. Querida Kátia, que MULHER MARAVILHOSA que você é!!!! Deus está sempre com você!!!Te admiro muito. Um grande beijo

    ResponderExcluir
  6. O que está na essencia não muda né! Uma de suas características é se preocupar com as pessoas, e aqui está a prova de que o faz até com quem não conhece! Eu daqui tô só pensando como é que vai ser daqui pra frente com vc cheia de informações sobre filmes e livros incríveis (e vai me emprestar tudo depois kkk)... Morro de orgulho de vc amiga! Orgulho por ter por perto alguém a quem se possa atribuir tantos adjetivos! MUITO OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  7. Mas é preciso ter manha
    É preciso ter graça
    É preciso ter sonho sempre
    Quem traz na pele essa marca
    Possui a estranha mania
    De ter fé na vida....

    Katita, Katita...

    Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
    Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
    Lá Lá Lá Lerererê Lerererê

    ResponderExcluir
  8. Não sei oque dizer... te falo tanto via e-mail que fiquei sem assunto.

    Mas coragem é a base de tudo!

    Renato

    ResponderExcluir
  9. Katinha, que texto espetacular e emocionante!!! Vc é maravilhosa! Muita força, luz vc já tem..e Deus está contigo guerreira!! Isso aí!!
    Beijos Juju Brasília (amiga da Yedinha)

    ResponderExcluir
  10. Katita, vc é demais! Conte comigo para o que precisar! Fiquei muito emocionada com o post (vc sabe que eu choro por tudo né)... Estou rezando e torcendo, vc é guerreira e isso tudo vai passar!

    Super beijos
    Marília

    ResponderExcluir
  11. Fé, força e coragem. Me sinto orgulhosa pela sua força, essa atitude foi maravilhosa, estaremos sempre contigo te mandando boas vibrações. Minha frase pra vc é: Foda-seeeeee, vc vai superarrrrrrrrrr isso e pronto, e estaremos aqui para o que vc precisar, e o resto? Não se preocupe, tenho fé, afinal tu és sagitariana sangue bomm, não é? Beijos

    Dani

    ResponderExcluir
  12. Katia... voce conseguiu traduzir em palavras doces, uma dor que está sentindo. Isso é louvável. Tenha fé, esperança e acredite acima de tudo que voce faz parte dessa história e conseguira transformar as coisas ruins, desagradáveis em coisas alegres, felizes. Jogo de cintura voce tem de sobra. Voce pode, você é, voce faa acontecer.
    Bjs Ivone Silva

    ResponderExcluir
  13. Zelma....Você sempre nos surpreendendo!!! Suas palavras me fizeram pensar e muito....!!! Saudade enorme....Bjo... Lavelli

    ResponderExcluir
  14. Quero agradecer MUITO todo o carinho que tenho recebido. Isso tem sido fundamental para a minha recuperação.
    MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Kátia! Pelo texto e pelo exemplo de superação!
    Estou indicando o seu post para os meus alunos no facebook.

    ResponderExcluir
  16. Katia Querida !!!
    Vi tua postagem e vi que gostaria de conversar com alguém que tivesse tido cancer de mama antes dos 35 anos.
    Eu tive. Caso queira conversar?
    Uma coisa que eu já posso adiantar, se me permite, é seu comentario sobre quando à colocaram no mesmo quarto que uma mulher, que pelo que vi te deixou para baixo em vez, de como você mesma disse alimentar a fé.
    Talvez isso aconteça mais algumas vezes, quando começar a quimio, vai encontrar com pessoas que estão super bem e outras que não. Eu aconselho a se afastar de pessoas que vão tentar colocar "merda" na sua cabeça.
    Tenha fé e confiança na palavra de Deus.
    Beijos
    Espero contato caso queira compartilhar

    ResponderExcluir
  17. Eita que amiga porreta que eu tenho!!!
    Você sabe o quanto concordo com suas palavras. Te quero sempre linda e assim, farol para tantos outros que estão dispostos a pensar o mundo com novas perspectivas. Estar ao seu lado é viver novos caminhos. Até agora em nenhum momento foi pra baixo. Você sempre está pra cima, mesmo quando o tema é picante e os posicionamentos são decisivos. Agora... todas as 10 dicas são bacanérrimas. Eu já te falei do meu amigo Sormany. Preciso colocar vocês em contato. Dicas by Katia, adooooooro!!! Você é demais.

    ResponderExcluir
  18. Mais uma vez muito obrigada pelo carinho e por dividirem comigo suas experiências.
    Quero compartilhar sim! Quem quiser pode enviar um e-mail para mim katiagamaprod@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Kátia,além da menina/mulher foférrima que vc é, adorei os tópicos que organizou para descrever a experiência e os seus sentimentos.
    Seu texto é otimo!!!!!! Bem querida, na vida, como diz o dito popular é Fé em Deus e pé na tábua! Pra cima e pro alto, sempre. Super beijos. Denise.

    ResponderExcluir
  20. Adorei suas dicas...vou publicar no blog da minha filha pra conscientizar..www.porquenaodancei.blogspot.com
    Bjs
    Marcia Marzocchi

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada Marcia!!! Espero de verdade que ajude alguém!!

    ResponderExcluir
  22. Ká,
    Que coração enorme compartilhar esse momento em sua vida!! E isso é realmente um exemplo de superação e força!! Muito orgulho de você!!
    Um beijo enorme,
    Gi

    ResponderExcluir
  23. Katita,

    Desculpaê, mas não vou escapar do clichê: que exemplo danado vc está dando! Até a cólica que eu estava sentindo foi embora depois da leitura do seu texto. Acho que ficou com vergonha de querer chamar tanta atenção à toa. Continue firme, continue forte. Você é retada mesmo! Se precisar de algo aqui do mato, tamo aê.

    Beijo daqueles bem grandes!

    Cinthia

    ResponderExcluir
  24. Já li e reli tanto seu post, que só hj me dei conta q não te deixei um recadinho!
    Palavras que rendem uma grande admiração pela sua força em encarar e tirar de letra essa "pedrinha"...Vc não tropeça, segue em frente e nos convida a reparar o qto a VIDA É BELA e o qto vc quer aproveitar cda minuto, vivenciar alegrias, estar entre os amigos e o melhor, nos contagiar com sua energia positiva!
    Estou contigo sempre, Guerreira!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  25. Katia, grande mulher!!! O que dizer pra voce, além de aprender muito com aquilo que vc está tambem aprendendo a superar com tanta nobreza... E ainda tantos amigos energizando seu caminho...
    De todas as tristezas e dores da vida, a pior delas é nao ter esperança e amigos!!! Puxa vida Katia, isso voce prova a cada dia que tem, por voce e por muitos outros a sua volta!!! Força hoje e sempre...bj

    ResponderExcluir