segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vamos começar engordando!

Todos falam que segunda-feira é dia de começar a dieta, então eu vou ser do contra e dar uma receita bem calórica!
Hoje o dia é de risotos! O risoto tem sempre a mesma base que vou mostrar aqui em um passo a passo. Depois o que vale é a criatividade para incrementar ele.

Ingredientes do risoto:

- 2 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)

- 1 dente de alho picado

- 2 colher(es) (sopa) de azeite

- 30 ml de vinho branco

- 1 xícara(s) (chá) de arroz arbóreo

- 3 xícara(s) (chá) de Água fervente

- 1 tablete(s) de caldo de legumes

- 2 colher(es) (sopa) de manteiga gelada(s)

- 50 gr de parmesão ralado(s) grosso(s)

- quanto baste de sal

Primeiro o caldo, coloque as 3 xícaras de água fervente e dissolva o cubo de caldo de legumes. Reserve, mantendo aquecido. Tem gente que faz com 2 cubos eu acho que fica muito forte. Mas vale você tentar dos dois jeitos para ver qual você prefere não é mesmo?

Depois refogue a cebola e o alho picado no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Acrescente um pouco do vinho branco e refogue mais um pouco. Despeje então, 1 concha do caldo que deve estar quente e quando estiver quase seco, acrescentar mais uma concha mexendo sempre para não pegar no fundo, faça isso até acabar o caldo todo e o vinho. Quando estiver quase no ponto, al dente, retire a panela do fogo e do calor, acrescente a manteiga gelada e o parmesão fresco. Mexa tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos.

Ingredientes da incrementada:

- Alho-poró

- Champignon

- Tomate seco

- Abobrinha

- Camarão

- Cebolinha

Nessa hora o vale é bom senso... eu já fiz várias combinações. Em um eu coloquei camarão pré-cozido, com abobrinha também já refogada na manteiga e champignon. Quando faltam apenas umas 2 conchas de caldo você coloca os ingredientes para o risoto pegar o sabor de tudo.

Outra opção é tomate seco, alho-poró e cebolinha e para dar um gostinho a mais você pode colocar camarões refogados por cima. A idéia é não gastar muito e tentar incrementar o risoto da forma mais barata possível! O negócio é procurar promoções! Porque o arroz arbóreo já é meio caro. Mas falo de coração, vale super a pena!

2 comentários:

  1. Sigo basicamente a mesma receita, mas uso tbm Catupiry (r) pra deixar mais consistente.

    Mas vario toda vez que eu faço.

    (o servidor voltou a acessar o blogger! rs)

    ResponderExcluir
  2. "Quanto baste de sal" ... rsrsrsrs... gostei!

    ResponderExcluir